1. A Origem da Geometria Analítica
A Geometria analítica foi concebida por René Descartes. Aliando a Álgebra à Geometria, ela possibilita o estudo das figuras geométricas, associando-as a um sistema de coordenadas; desse modo as figuras podem ser representadas por meio de pares coordenados, equações e inequações.
René descartes (1956-1650) abandonou as tradições clássicas da geometria grega e criou a Geometria Analítica. |
Criado por René Descartes, o plano cartesiano consiste em dois eixos perpendiculares, sendo o horizontal chamado de eixo das abscissas e o vertical de eixo das ordenadas. O plano cartesiano foi desenvolvido por Descartes no intuito de localizar pontos num determinado espaço. As disposições dos eixos no plano formam quatro quadrantes, mostrados na figura a seguir:
O encontro dos eixos é chamado de origem. Cada ponto do plano cartesiano é formado por um par ordenado (x , y), onde x: abscissa e y: ordenada.
Na figura abaixo, por exemplo, o ponto A tem coordenadas -2 e 3. Representamos tais coordenadas da seguinte forma: (-2,3), sempre com a coordenada do eixo x primeiro e coordenada do eixo y em seguida, ou seja, procuramos o ponto (-2,3) localizamos, no eixo x, o -2, no eixo y, o 3. Dessa forma, traçamos uma reta paralela ao eixo y passando por -2 e uma reta paralela ao eixo x passando por 3, o ponto aonde essas retas se encontram é o (-2,3).
O sistema de coordenadas cartesianas possui inúmeras aplicações, desde a construção de um simples gráfico até os trabalhos relacionados à cartografia, localizações geográficas, pontos estratégicos de bases militares, localizações no espaço aéreo, terrestre e marítimo.
Referências Bibliográficas: NOÉ, Marcos. Plano Cartesiano - Brasil Escola - Disponível em: http://www.brasilescola.com/matematica/plano-cartesiano.htm. Acesso em: 06 de Dezembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário